sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Escolas de Açailândia serão beneficiadas com programa de gestão escolar da Vale

www.simineral.org.br

02/12/2011

Quatro escolas da rede estadual de ensino, localizadas em Açailândia, foram contempladas pela mineradora Vale com o programa de Gestão Escolar, que tem o foco voltado para o fortalecimento de aprendizagem dos alunos em sala de aula. A informação, em tom de comemoração, foi anunciada pela gestora da Unidade Regional de Educação de Açailândia, Maísa Oliveira Vieira, acrescentando que o programa prioriza a participação da família nas atividades das escolas.

De acordo com Maísa Oliveira, a Vale contemplou com o programa os Centros de Ensino Darcy Ribeiro (distrito de Pequiá), Joviana Silva Farias (povoado Novo Oriente), José Cesário da Silva e Isabel Cafeteira (sede do município). Todas as escolas a serem beneficiadas estão localizadas na área de influência da mineradora.

O programa de Gestão Escolar, que será desenvolvido a partir do início do próximo ano letivo, visa estimular o processo de aprendizagem dos estudantes em sala de aula e a gestão dos professores para verificar suas competências e habilidades.

Maísa Oliveira disse, ainda, que o programa tem como meta tornar os estudantes mais participativos, éticos e cidadãos com visão crítica para atuar na sociedade. A primeira parte do programa foi realizada em junho e o projeto será retomado nas quatro escolas da rede estadual de ensino a partir de fevereiro do próximo ano.

As escolas foram selecionadas por meio de vários parâmetros de avaliação para definir os critérios de seleção. Entre os critérios a gestora destacou a importância do gestor geral, a presença de pedagogos no quadro e professores com liderança para atuação como agentes multiplicadores do programa.

Também foram avaliados os critérios de localização geográfica das escolas, com base na área de influência da Vale, estrutura do prédio escolar que atenda as necessidades dos alunos com boas condições de trabalho para os professores. O programa tem uma visão estratégica diferenciada, priorizando a participação das famílias dos alunos nas decisões e no planejamento das ações das escolas.

A gestora regional de Açailândia salientou que o programa que contemplou quatro escolas da regional é fruto do convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Vale. A parceria também contemplou escolas localizadas em Santa Inês e São Luís. Também foram beneficiados com obras de reforma o CE Ferreira Gullar (Bom Jesus das Selvas) e CE Henrique de La Rocque (São Pedro de Água Branca).

Maísa Oliveira disse que se sentia feliz pelo fato das escolas de sua regional terem sido contempladas pela Vale com o projeto piloto do programa de Gestão Escolar. Ela avalia que o programa é um referencial em gestão, trabalhando em parceria com a sociedade no fortalecimento do aprendizado dos alunos para estimular a cidadania.
Jornal Pequeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário