terça-feira, 1 de novembro de 2011

China reivindica preço à vista para o minério

www.simineral.org.br

01/11/2011

Objetivo é que o valor cobrado por empresas como a Vale reflita a situação atual do mercado; hoje, preço é reajustado trimestralmente

Maior importador de minério de ferro do mundo, a China defende uma nova mudança no sistema de reajuste de preços do produto, que reflita a recente queda da cotação no mercado à vista. O alvo da pressão são as grandes empresas do setor, entre elas a brasileira Vale, que adotaram em março de 2010 um modelo de revisões trimestrais dos preços, em substituição aos acordos com prazo de um ano das três décadas anteriores.

O vice-presidente da Associação Chinesa e Ferro e Aço, Zhang Changfu, disse ontem que a entidade quer um sistema "aberto" e que a mudança está sendo negociada com as mineradoras. A Vale e as australianas BHP e Rio Tinto respondem por cerca de 60% do comércio mundial de minério de ferro - e têm a China como principal cliente. "Nós não queremos preços baixos ou altos, mas preços justos", declarou Zhang. "Qual será esse novo método de precificação eu não posso dizer, já que todo o mundo ainda o está discutindo."

A cotação do produto no mercado à vista caiu 30% desde o início de setembro, para US$ 130 a tonelada, cerca de US$ 30 a menos do que o preço vigente nos contratos de longo prazo renegociados trimestralmente.

Na semana passada, dirigentes da Vale sinalizaram que poderão aceitar a mudança para o preço à vista, principalmente em razão do impacto da política monetária restritiva de Pequim sobre o caixa das siderúrgicas. "Se os clientes acreditam que, pela sua situação financeira, não podem esperar esse tempo e querem precificação à vista, a Vale vai bancar", disse o diretor de marketing, vendas e estratégia, José Carlos Martins.

Mas o executivo ressaltou que as regras devem ser estáveis e não podem mudar de acordo com o interesse dos compradores. "Nós não podemos trabalhar com um sistema no qual eles querem o preço à vista quando o preço do minério cai e querem o preço fixado em contratos se sobe", ressaltou Martins. Ou seja: quem quiser a cotação à vista deve aceitar o modelo quando ocorrer uma virada no mercado e os preços começarem a subir.

Aperto. Na avaliação da entidade que representa os fabricantes de aço da China, a redução vai se manter nos próximos meses. "Os preços do minério de ferro no mercado à vista tendem a continuar em queda", afirmou Zhang Changfu.

Empresas chinesas enfrentam escassez de recursos e de crédito em razão do aperto monetário promovido pelo governo para combater a inflação e evitar a formação de uma bolha no setor imobiliário, um dos destinos da produção de aço.

O crescimento da economia desacelerou para 9,1% no terceiro trimestre, o mais baixo patamar em dois anos. Analistas estimam que o índice de expansão cairá para algo cerca de 8% no quarto trimestre de 2011. O menor ritmo de crescimento deverá afetar a produção de aço e a demanda chinesa por minério.
O Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário