28/11/2011
Apesar do bloqueio que a Vale vem sofrendo nos portos chineses, que têm se recusado a receber seus supernavios, a empresa já recebeu cinco dessas embarcações, sendo três próprios ( Vale Brasil, Vale Rio de Janeiro e Vale Itália) e dois contratados de armadores coreanos e que já estão em operação. Todos, incluindo o Vale China, são do tipo Valemax , com capacidade para embarcar entre 380 mil a 400 mil toneladas de minério de ferro.
Enquanto não resolve a pendência com a China, os supercargueiros da Vale têm feito as rotas Brasil-Europa e Brasil-Oriente Médio, atracando nos portos de Taranto (Itália), Rotterdã ( Holanda), Sonar (Omã) e Ponta da Madeira, no Maranhão (Brasil)..
Mais três portos estão sendo adaptados pela Vale para aportar os Valemax, em 2012. O porto de Tubarão, no Espírito Santo, está tendo seu calado ampliado para que possa recebê-los a partir de meados do ano que vem. As reformas se estendem a mais dois portos da Ásia, fora da China. Até agora, nenhum Valemax atracou na China.
O boicote às embarcações da Vale naquele país, o maior cliente de minério de ferro da mineradora, advem da pressão dos armadores chineses e de grandes siderúrgicas estatais, grupos temerosos de que a superfrota da companhia brasileira contribua para derrubar ainda mais o preço do frete de minério no mercado internacional, enfraquecido por uma superoferta de navios e pela crise que desacelerou a economia global.
RIO - O estaleiro chinês China Rongsheng Heavy Industries Group Holdings Limited anunciou em comunicado a entrega â Vale do sexto navio encomendado em 2008 à indústria naval chinesa, de um total de 12, no valor de US$ 1,6 bilhão. A superembarcação - batizada de Vale China - já está a caminho do Brasil para carregar minério em Ponta da Madeira, no Maranhão com destino a Europa e Oriente Médio.
Apesar do bloqueio que a Vale vem sofrendo nos portos chineses, que têm se recusado a receber seus supernavios, a empresa já recebeu cinco dessas embarcações, sendo três próprios ( Vale Brasil, Vale Rio de Janeiro e Vale Itália) e dois contratados de armadores coreanos e que já estão em operação. Todos, incluindo o Vale China, são do tipo Valemax , com capacidade para embarcar entre 380 mil a 400 mil toneladas de minério de ferro.
Enquanto não resolve a pendência com a China, os supercargueiros da Vale têm feito as rotas Brasil-Europa e Brasil-Oriente Médio, atracando nos portos de Taranto (Itália), Rotterdã ( Holanda), Sonar (Omã) e Ponta da Madeira, no Maranhão (Brasil)..
Mais três portos estão sendo adaptados pela Vale para aportar os Valemax, em 2012. O porto de Tubarão, no Espírito Santo, está tendo seu calado ampliado para que possa recebê-los a partir de meados do ano que vem. As reformas se estendem a mais dois portos da Ásia, fora da China. Até agora, nenhum Valemax atracou na China.
O boicote às embarcações da Vale naquele país, o maior cliente de minério de ferro da mineradora, advem da pressão dos armadores chineses e de grandes siderúrgicas estatais, grupos temerosos de que a superfrota da companhia brasileira contribua para derrubar ainda mais o preço do frete de minério no mercado internacional, enfraquecido por uma superoferta de navios e pela crise que desacelerou a economia global.
Valor Econômico
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