segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Estaleiro chinese entrega sexto navio do tipo Valemax para a Vale

www.simineral.org.br

28/11/2011

RIO - O estaleiro chinês China Rongsheng Heavy Industries Group Holdings Limited  anunciou em comunicado a entrega  â Vale do sexto navio encomendado em 2008 à indústria naval chinesa, de um total de 12, no valor de US$ 1,6 bilhão. A superembarcação - batizada de Vale China - já está a caminho do Brasil para carregar minério em Ponta da Madeira, no Maranhão com destino a Europa e Oriente Médio.

Apesar do bloqueio que a Vale vem sofrendo nos portos chineses, que têm se recusado a receber seus supernavios, a empresa já recebeu cinco dessas embarcações, sendo três próprios ( Vale Brasil, Vale Rio de Janeiro e Vale Itália) e dois contratados de armadores coreanos e que já estão em operação. Todos, incluindo o Vale China, são do tipo Valemax , com capacidade para embarcar entre 380 mil a 400 mil toneladas de minério de ferro.

Enquanto não resolve a pendência com a China, os supercargueiros da Vale têm feito as rotas Brasil-Europa e Brasil-Oriente Médio, atracando nos portos de Taranto (Itália), Rotterdã ( Holanda), Sonar (Omã) e Ponta da Madeira, no Maranhão (Brasil)..

Mais três portos estão sendo adaptados pela Vale para aportar os Valemax, em 2012. O porto de Tubarão, no Espírito Santo, está tendo seu calado ampliado para que possa recebê-los a partir de meados do ano que vem. As reformas se estendem a mais dois portos da Ásia, fora da China. Até agora, nenhum Valemax atracou na China.

O boicote às embarcações da Vale naquele país, o maior cliente de minério de ferro da mineradora, advem da pressão dos armadores chineses e de grandes siderúrgicas estatais, grupos temerosos de que a superfrota da companhia brasileira  contribua para derrubar ainda mais o preço do frete de minério no mercado internacional, enfraquecido por uma superoferta de navios e pela crise que desacelerou a economia global. 
Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário