quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Soluções criativas na linha de produção

www.simineral.org.br

[ 30/11/2011 ] [O Cabano - Online - Online ] 
 
Soluções criativas na linha de produção (Cita MRN)
Escrito por Izabelle Araújo    
Ter, 29 de Novembro de 2011 15:51 
 
Empresas e trabalhadores da indústria do Pará participaram do maior evento de qualidade empresarial do Estado, a 14ª Expo CCQ, promovida pela Alumínio Brasileiro S.A. (Albras) e realizada no último sábado, 26/11. O evento trouxe a público as soluções criativas desenvolvidas em 2011 pelos empregados da fábrica de alumínio e de outras empresas paraenses para melhorar os processos que fazem parte da rotina de trabalho.
 
A exposição levou cerca de cinco mil pessoas ao Cabana Clube, na Vila dos Cabanos. O objetivo foi acompanhar a apresentação das melhorias geradas por mais de 120 Círculos de Controle de Qualidade (CCQ), como são chamados os grupos que fazem parte do Programa CCQ, que é desenvolvido desde 1996 na Albras. Além dos grupos internos, foram expositores do evento equipes da Mineração Rio Norte, de Porto Trombetas, e do SENAI, e Instituto de Educação Permanente da Amazônia (IEPAM), de Barcarena.
 
A interação entre os grupos da Albras e de outras empresas oportuniza a troca de conhecimentos para a evolução das atividades nestas indústrias, vantagem que foi ressaltada por Luis Jorge Nunes, diretor presidente da Albras. “Nesse evento comprovamos que a Albras é uma fábrica de ideias, e esse compromisso dos empregados é o que a torna a cada dia mais competitiva”, declarou Luis Jorge.
 
O Programa CCQ é desenvolvido por diversas empresas para estimular a participação de seu corpo funcional nas questões que influenciam diretamente a qualidade do trabalho, relacionadas principalmente a saúde, segurança e meio ambiente. É no ambiente fabril, mais especificamente nas áreas operacionais, que o programa ganha força. Atualmente, a Albras conta com 123 círculos ativos, formados por empregados diretos e também de empresas contratadas. Nas áreas operacionais, o índice de adesão gira em torno de 98%, o que equivale a um número superior a 900 empregados engajados.
 
Na Expo CCQ e nos seminários internos que ocorrem durante o ano, um dos momentos mais esperados é a escolha dos “trabalhos destaque”. Este ano, a exposição premiou com troféus os trabalhos externos e os 39 melhores da Albras. Um deles foi de autoria do grupo Combate, que recebe a premiação pelo quinto ano consecutivo. “Nossa filosofia é que quem vive a situação, sabe a melhor solução, então apostamos nesta melhoria, que tirou 100% o esforço físico que a gente fazia em determinada atividade. Espero que a empresa continue nos dando estes estímulos e esse reconhecimento”, comemorou Mizael Ferreira Alves, empregado da Albras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário