quinta-feira, 31 de março de 2011

Investimento chinês aumenta 52% entre 2009 e 2010.

www.simineral.org.br




31/03/2011

Os investimentos chineses no Brasil cresceram 52% entre 2009 e 2010, chegando a quase US$ 30 bilhões. Com recursos disponíveis em grande volume, empresários chineses chegam ao Brasil para garantir o fornecimento das matérias-primas necessárias à sua indústria.

Os dados, de uma pesquisa preparada pelo Conselho Empresarial Brasil-China, foram apresentados ontem durante um seminário no Itamaraty sobre a relação comercial dos dois países. Os números, no entanto, podem estar incompletos: o Ministério do Comércio da China é incapaz de informar os investimentos chineses em um país específico.

Os dados mostram que o interesse primordial dos chineses está em energia - especialmente petróleo e gás - e mineração. A siderurgia também aparece com algum destaque.

Além disso, a pesquisa indica que os chineses começaram a comprar terra no País, especialmente em Goiás e Bahia. A pesquisa revela ainda que os chineses tendem a investir a partir de fusões e aquisições parciais de empresas brasileiras, normalmente em situação minoritária. A hipótese mais provável, segundo os analistas do Conselho, é que isso seja feito pela falta de conhecimento da língua, do mercado e das leis.
O Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário