terça-feira, 18 de outubro de 2011

Alunos se divertem em mostra sobre mineração

www.simineral.org.br

18/10/2011

O estudante Alex Leão, 9 anos, tenta, a pisadas fortes, fazer com que o personagem na tela se movimente. Os controles do jogo eletrônico estão localizados em um tapete no chão. Através do movimento de caminhada, o jogador determina para que direção a personagem deve ir. “Eu tenho que levar o alumínio para a fábrica para virar um brinquedo”, explica, sem tirar os olhos da tela.

E é assim, em meio a brincadeira, que o garoto aprende sobre a escala produtiva do minério. O jogo faz parte das atividades do Circuito Mineração, promovido pela mineradora Vale. São jogos, vídeos e exposições interativas voltados para o ensino de crianças e adolescentes.

O objetivo é fornecer informações básicas sobre a mineração e conhecer um pouco mais sobre a participação da Vale na transformação do minério em produtos vitais para o dia-a-dia.

Em outra parte da exposição, alunos se divertem com uma imensa tela sensível ao toque que faz as vezes de mesa. Ela responde aos dedos ágeis das crianças mostrando vídeos sobre o manganês, o ferro e outros minérios. “É uma ótima oportunidade para eles entenderem na prática o que é visto em sala de aula”, avalia a professora Maria Adaleia Aires, da escola estadual Stélio Maroja.

Montado na praça Dalcídio Jurandir, no bairro da Cremação, o circuito se estenderá até o dia 29, funcionando diariamente das 8h às 20h. O espaço está aberto ao público geral.

Em sua primeira edição, no ano passado, o Circuito Mineração recebeu 53 visitas, totalizando um público de mais de dois mil alunos e 35 professores de 14 escolas da Grande Belém.

VISITAS GUIADAS - COMO AGENDAR

O Circuito Mineração está montado na estrutura itinerante do caminhão Vale, funcionando de 15 a 29 de outubro, na praça Dalcídio Jurandir, na Cremação, de 8h as 20h. As escolas podem agendar visitas guiadas pelo número (91) 3229-6468. (Diário do Pará)
Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário