terça-feira, 18 de outubro de 2011

Companhia paulista de teatro realiza oficina em Oriximiná

www.simineral.org.br

[ 18/10/2011 ] [Portal ORM - Cultura - On line ] 
 
Companhia paulista de teatro realiza oficina em Oriximiná
17/10/2011 - 23h03
Profissionais de artes cênicas poderão compartilhar suas vivências de palco com atores da experiente Cia Criptal de Teatro. O diretor André Garolli e sua equipe estarão, nesta terça (18) e quarta (19), no município de Oriximiná, no oeste paraense, para promover uma oficina para 30 atores com o objetivo de discutir a adaptação das experiências cotidianas na composição de personagens e histórias para o teatro.
 A Cia Triptal traz na bagagem mais de 200 apresentações pelo país, viagens pelo exterior e a conquista dos prêmios Shell e APCA de melhor espetáculo. O grupo reproduz nos palcos situações reais. 'Buscamos fazer um teatro realista, olhando para a vida e passando a limpo. No palco, discutimos questões psicológicas e comportamentais das pessoas. Trabalhamos a ação e reação, provocamos uma reflexão sobre o que o homem é capaz de pensar e realizar', explica o diretor da Cia, André Garolli.
'Estou apreensiva para ver a temática da oficina. O O'Neil, autor inglês no qual a Cia Triptal se debruça, pode ser comparado ao nosso Nelson Rodrigues, que também colocava em discussão as vivências cotidianas. Será muito interessante ver a parte teórica, ler esse tipo de autor, pois na região, o teatro ainda é muito feito só de forma prática, com pouca teoria. Mas a teoria é importante para a formação do ator', argumenta a atriz da Companhia de Teatro, Humor e Festa Uirapuru de Oriximiná, Annieli Valério.
Entre as montagens desenvolvidas pela Cia Triptal está a peça 'Zona de Guerra', que estará em cartaz nos dias 22 e 23 de outubro, às 20h, no Cine Teatro de Porto Trombetas, num evento aberto ao público. O espetáculo leva ao palco a história de uma tripulação marítima que, em plena I Guerra Mundial, transporta dinamite no interior de um navio inglês. Nesse cenário está o jovem Smith e sua misteriosa caixa preta, que ele leva a bordo, que causa medo e tensão entre os marinheiros. Smith é suspeito de ser um espião.
Serviço: A oficina com a Cia Criptal de teatro acontece nesta terça (18) e quarta (19), a partir das 16h, na Secretaria de Cultura do município de Oriximiná.
 Redação Portal ORM
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário