quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Investimentos na Amazônia chegarão a 212 bilhões

www.simineral.org.br

[ 18/10/2011 ] [EcoAmazônia - Online ] 
 
 
O setor privado e o governo federal pretendem investir, pelo menos, R$ 212 bilhões nos nove Estados da Amazônia Legal até 2020.  Esses investimentos criam saída para o agronegócio exportador e uma nova estrutura para geração de energia e exploração mineral.  As informações são do jornal Folha de São Paulo.
 
O jornal levantou as informações utilizando como base o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e os principais projetos privados em andamento, mas o valor poderá subir quando a totalidade dos projetos tiver orçamentos definidos.
 
Os investimentos são realizados em obras de energia, transporte e mineração.  Juntas, elas criarão condições para a instalação de indústrias e darão origem a um corredor de exportação pelo "arco Norte", que vai de Porto Velho (RO), passando por Amazonas, Pará, até o Maranhão.
 
Os principais projetos previstos para a região são os de energia.  As principais hidrelétricas planejadas pelo governo serão instaladas na região e, com elas, também se viabilizarão as hidrovias.
 
Projetos como Belo Monte (PA), Jirau e Santo Antônio (RO), Teles Pires e o complexo do Tapajós (PA) fazem parte desse novo ciclo de ocupação, acelerando o processo que se iniciou ainda sob a batuta do governo militar.  A Amazônia, que hoje participa com 10% da geração de energia no país, passará a 23%, até 2020.  Em uma década, ela será responsável por 45% do aumento da oferta de energia no sistema elétrico brasileiro e se tornará um dos motores do crescimento.
 
Esses projetos são também os mais controversos, já que causam grandes impactos ambientais e sociais na região.  Para evitar o atraso nas obras o governo estuda uma série de mudanças legais.  Entre elas estão a concessão expressa de licenças ambientais, a criação de leis que permitam a exploração mineral em áreas indígenas e a alteração do regime de administração de áreas de preservação ambiental.
 
Fonte: Amazônia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário