terça-feira, 10 de maio de 2011

Programa da Vale recruta engenheiro recém-formado

www.simineral.org.br

10/05/2011


Os contratados vão passar por uma ambientação e uma pós-graduação

O mercado está aquecido e com vagas disponíveis, mas está faltando mão de obra qualificada para absorver as oportunidades que surgem a cada dia. A solução encontrada por muitas empresas para enfrentar a situação é qualificar novos profissionais. A Vale, por exemplo, desenvolve o Programa de Recrutamento para Projetos. O objetivo da empresa é contratar e treinar profissionais para atuarem na implantação de projetos no Brasil e no exterior.

O processo está com inscrições abertas até o dia 15 de maio. Há 145 vagas para profissionais formados em Engenharia nos últimos quatro anos. As oportunidades são oferecidas para candidatos de todo o Brasil, formados nos cursos de Engenharia Química, Metalúrgica, Civil, Estrutural, Ambiental, Elétrica, Eletrônica, de Automação, Mecatrônica, de Telecomunicações, Mecânica, de Minas, de Produção e Industrial. São pré-requisitos: experiência prévia no ramo de Engenharia, disponibilidade para mudar de estado e país, além de inglês avançado.

O engenheiro industrial mecânico Gabriel Boamorte ingressou na Vale por meio do Programa no ano passado e hoje atua no Projeto Salobo, em fase de implantação, localizado no município de Marabá, sudeste do Pará. "Esta é uma das melhores oportunidades para um engenheiro no início da carreira. É uma chance de aprender e se preparar para assumir um cargo de liderança em um lugar onde certamente não faltarão oportunidades", afirma Gabriel.

Os contratados vão passar por uma ambientação na Vale e uma pós-graduação em Projetos, no estado de Minas Gerais. O curso terá cerca de 280 horas/aula, com duração de aproximadamente dois meses. As aulas serão em regime integral, em parceria com uma instituição de ensino. O curso de pós-graduação oferece abordagens teóricas e práticas relacionadas ao gerenciamento de projetos. Ao fim do programa, o participante vai apresentar um trabalho de conclusão de curso e vai receber um certificado. O engenheiro eletricista Darby Lopes ingressou no Programa também em 2010 e assim como Gabriel, trabalha no Projeto Salobo. "Diariamente sou estimulado a enfrentar os desafios de um empreendimento de grande porte e estou colocando em prática os conhecimentos da gestão de projetos ministrados pelo Programa de Especialização", comenta o engenheiro.

Os profissionais vão receber bolsa-auxílio de R$ 4.680 por mês, além de benefícios como vale-refeição - ou refeição no local de trabalho -, vale-alimentação, plano de saúde e participação nos resultados da empresa.

Ao término da pós-graduação, os empregados serão alocados em projetos da Vale no Brasil e no exterior: Argentina, Canadá, Malásia, Omã e Peru. As inscrições podem ser feitas pelo site www.vale.com/oportunidades.
 
OPORTUNIDADES
 
O Programa de Estágio da Vale está com inscrições abertas até o dia 13 de maio. O Pará tem 31 vagas para estudantes do ensino técnico e superior em áreas como: Engenharia, Geologia, Geografia, Administração, Arquitetura, Direito, Informática, Comunicação, Psicologia, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Economia, entre outras. A lista completa e a divisão de cursos está disponível no site.

O Programa de Formação Profissional está com vagas abertas para Belém, Parauapebas e Marabá. Podem se inscrever estudantes com no mínimo 18 anos, que já concluíram o nível técnico em Eletrotécnica, Eletromecânica, Mecânica ou Mineração.
O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário