quarta-feira, 11 de maio de 2011

SGM apresenta setor mineral a representantes da Eurásia

www.simineral.org.br

11/05/2011


Claudio Scliar, secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, recebeu representantes do Tadjikistão, Cazaquistão e do Kirghizistão que vieram ao país conhecer o setor mineral brasileiro e as suas políticas públicas.
 
Na reunião, Scliar falou sobre as estratégias e as diretrizes de desenvolvimento do Governo Federal para o setor mineral, a ampliação do conhecimento geológico do território nacional, produção mineral e industrial brasileira e as ações que estão sendo desenvolvidas pela SGM. Ele destacou ainda sobre o Plano Nacional de Mineração 2030, Marco Regulatório da Mineração e desenvolvimento sustentável na mineração e os investimentos no setor.
 
Os diretores da SGM também palestraram sobre diversos assuntos como a “Formalização, Capacitação de Pessoal e Programas para a Pequena e Mineração Artesanal”, que foi  apresentada pelo diretor do Departamento de Desenvolvimento Sustentável na Mineração, Edson Farias; a “Transformação e Tecnologia Mineral” apresentada pelo coordenador de Desenvolvimento da Indústria de Transformação Mineral, José Marcos Figueiredo; “O Marco Regulatório para a mineração”, apresentado pelo diretor do Departamento de Gestão das Políticas de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Telton Corrêa e as “Políticas e Programas do Governo para a Geologia e a Indústria Mineral”, apresentada por Thales Sampaio, diretor do Departamento de Geologia e Produção Mineral.
 
O encontro foi organizado pelo assessor de Assuntos Internacionais da SGM, o geólogo Samir Nahass que deverá também acompanhar os visitantes para conhecerem a Mina de Ouro de Poconé, no Mato Grosso (MT). A viagem dos estrangeiros foi patrocinada pelo Banco Mundial e coordenada pela assessora deste banco, a geóloga Edilene P. Gomes.
 
Também participaram da reunião representantes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).
 
Ministério de Minas e Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário