terça-feira, 3 de maio de 2011

Programa estimula prevenção de acidentes nas empresas

www.simineral.org.br

[ 03/05/2011 ] [O Cabano - On line ] 

Programa estimula prevenção de acidentes nas empresas
Escrito por Suzyanne Ramos   
Seg, 02 de Maio de 2011 19:58
O cenário mundial aponta que os investimentos em prevenção de acidentes e saúde do trabalhador influenciam diretamente os resultados financeiros das organizações. Na mineração, que agrupa indústrias de operações complexas, a política de gestão na área busca atingir a erradicação de acidentes e manter o bem-estar e qualidade de vida dos empregados.
Os últimos números mundiais divulgados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) assustam. São registradas cerca de 6.300 mortes diárias ao redor do mundo, relacionadas às atividades laborais e acidentes de trabalho. Economicamente esse número representa um custo de 4% do PIB mundial. Para diminuir esses dados, as empresas melhoram constantemente os ambientes de trabalho, investem em programas de saúde e segurança e tecnologia, ultrapassando, inclusive, as exigências legais que regulamentam o setor, que cada vez se tornam mais rígidas.

Em 28 de abril é celebrado o dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho, lembrado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) que coordena um programa de Saúde e Segurança Ocupacional, que envolve as empresas do setor mineral na gestão das políticas de prevenção. “A mineração convive com o risco de acidentes dadas as peculiaridades operacionais. O setor investe pesadamente em tecnologia, com foco tanto no aumento de produtividade como no da segurança de seus funcionários”, defende Paulo Camilo Penna, presidente do Ibram.

Empresas que atuam no Pará, na região industrial no município de Barcarena, dão bons exemplos das práticas de saúde e segurança. A Imerys, empresa que beneficia caulim, acabou de lançar um centro para treinamento em segurança. O espaço, construído na própria planta industrial da empresa, abriga cenários e equipamentos necessários aos treinamentos e simulados de acidentes que podem ser enfrentados no ambiente fabril. É como um laboratório de segurança, onde as pessoas podem aprender na teoria e na prática, já que o local também possui sala de aula equipada para até 20 alunos.

Para o vice presidente de segurança e meio ambiente da Imerys, Christopher Sheehey, iniciativas como esta tem como objetivo capacitar e melhorar as lideranças no sistema de gestão e gerenciamento de riscos nas unidades industriais. “Tentamos criar uma cultura de segurança comum em todas as unidades do grupo”, diz Sheeney. Outro exemplo, também em Barcarena, é a Alunorte, maior refinaria de alumina do mundo, que recebeu pela segunda vez o prêmio Top Ouro em Saúde e Segurança, concedido pela Agência Brasil de Segurança (ABS), instituição que analisa os sistemas de gestão de segurança e saúde no trabalho e meio ambiente das corporações brasileiras.

Com pouco mais de 15 anos de operações, a refinaria é analisada pelos consultores da agência desde 2001. A avaliação acontece anualmente e termina com a premiação das empresas destaques, que atendem às normas legais e investem em programas em prol do trabalhador e do meio ambiente de trabalho.

A primeira medalha de bronze foi conquistada em 2005. A Alunorte seguiu em uma escala ascendente até chegar a medalha de ouro em 2009, mantendo o posto em 2010, participando do seleto grupo brasileiro de cinco empresas premiadas com o Top Ouro em Segurança.

Em 18 anos de premiação mais de 350 empresas já foram avaliadas. Apenas 5 conseguiram alcançar o prêmio máximo. “Passamos pelos três estágios da premiação, primeiro o bronze, ficamos três anos seguidos com a prata e hoje somos bicampeões conquistando a medalha de ouro pela segunda vez consecutiva. Isso mostra o amadurecimento de nossas políticas internas de prevenção de acidentes e cuidado com a saúde dos nossos empregados”, demonstra Franklin Campos, gerente geral de Sistema Integrado de Gestão.

Internet - As empresas do polo de Barcarena aproveitaram as facilidades da tecnologia para aperfeiçoar as discussões sobre saúde, segurança e meio ambiente usando o ciberespaço. Por meio de um grupo virtual ( ssma_bacarena@googlegroups.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ), as instituições pertencentes à Assemb - Associação de Empresas de Mineração e Metalurgia de Barcarena podem trocar informações para investir na qualidade do ambiente fabril. Os problemas na área de segurança são comuns em todas as empresas. Com este fórum, elas passam a interagir sobre as situações e as experiências vividas em cada empresa, compartilhando as melhores soluções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário