quarta-feira, 13 de julho de 2011

Programa reduz em 100% os acidentes com e sem afastamento.

www.simineral.org.br

13/07/2011

Vanêssa Valério Silva, psicóloga do Trabalho da Fagundes Construção e Mineração, dentro do painel "Programas de ‘acidentes zero na mina e na planta", apresentou a palestra "Programa de segurança total e acidente zero", sobre o plano que começou a ser desenvolvido na empresa em 2010. A questão de segurança é um desafio grande, lembra Vanêssa, por conta das variáveis existentes quando se trabalha com pessoas. "Quando se tem muita coisa sob controle e se percebe que os requisitos de manutenção e os equipamentos de primeira linha e sem desgaste prematuro estão funcionando adequadamente, mas continuam acontecendo acidentes, então o problema está concentrado na área comportamental", diz.

O programa desenvolvido pela empresa tem como alvo justamente a segurança comportamental e foi dividido em dez etapas. Comprometimento é a primeira delas e foi trabalhada num projeto piloto com 500 funcionários na unidade de Araxá (MG). Todos foram sensibilizados com o tema segurança total por meio de palestras, treinamento, integração, discussões e um concurso de frases. A segunda - Família Consciente, Colaborador Seguro - já existia havia dois anos, foi incluída no programa por seu sucesso e busca sensibilizar as famílias com o aspecto de segurança. Os familiares visitam a empresa e descobrem, por exemplo, a importância do descanso do trabalhador em casa, especialmente aquele que trabalha em turnos. Na terceira etapa acontecem as Abordagens Comportamentais, quando são feitas blitz de segurança nas unidades. O quarto item foi a Formação de Facilitadores de Segurança, onde são definidos os colaboradores para atuarem como facilitadores em campo, discutindo o que pode ser melhorado.

Na quinta etapa é realizada a Análise de Desempenho de Condutores e Operadores, inicialmente para profissionais de máquinas pesadas e caminhões, na qual são avaliados 20 itens de segurança. Já na sexta fase - Avaliação 360° de Liderança - os colaboradores avaliaram por amostragem os líderes e os líderes se autoavaliaram e analisaram outros líderes, servindo para elaborar planos de ações individuais. O sétimo item tratou do Mapeamento de Percepção de Riscos entre os funcionários, baseado na análise dos acidentes ocorridos na empresa, identificando a falha de segurança e treinando os colaboradores para solucionar a questão. Empresa Responsável, Colaborador Saudável foi o tema da oitava etapa, com foco na saúde, em que foram incluídas pesquisa sobre possíveis problemas físicos e psicológicos dos funcionários, campanhas educativas, visitas às residências, circuito da saúde e caminhada saudável.

O nono item tratou dos Pilares da Segurança Comportamental. Nele foram estruturados as principais diretrizes de conscientização dos colaboradores em relação à segurança. Na última etapa foi incluída a Capacitação Gerencial, focada na segurança no trabalho. O resultado do programa indicou uma redução de 43% de incidentes, 100% de acidentes com e sem afastamento.
Minérios & Minerales

Nenhum comentário:

Postar um comentário