quarta-feira, 27 de abril de 2011

China limitará projetos de mineração, fundição e petróleo, diz governo

www.simineral.org.br

[ 27/04/2011 ] [Estadão.com.br - Economia - On line ] 


Governo também pretende impor um tamanho mínimo para as minas de carvão em algumas províncias ricas em recursos naturais
Clarissa Mangueira, da Agência Estado
NOVA YORK - A China planeja restringir projetos de mineração e fundição que sobrecarregariam o país com excesso de capacidade em vários setores e interromperiam o desenvolvimento de tecnologias limpas nesses setores, disse a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, em inglês), principal órgão de planejamento econômico do país.
O governo chinês também vai impor limites à construção de novas instalações de petróleo e de refino químico e um tamanho mínimo para as minas de carvão em algumas províncias ricas em recursos naturais, segundo a comissão.
As medidas marcam os mais recentes esforços do governo chinês para consolidar o setor de energia do país a fim de melhorar sua eficiência.
De acordo com os planos, os projetos novos e de expansão de vários metais menores, incluindo molibdênio, tungstênio, estanho e antimônio, serão limitados, enquanto o desenvolvimento de projetos de mineração de terras raras, refino e filtragem na mesma categoria serão suspensos, afirmou a NDRC na sua página na Internet.
O governo também pretende limitar projetos de fundição de cobre com capacidade de menos de 100 mil toneladas por ano, e de chumbo com capacidade de 50 mil toneladas por ano ou mais, e de zinco com menos de 100 mil toneladas por ano.
Projetos novos de chumbo reciclado que têm capacidade de produção abaixo de 50 mil toneladas por ano e projetos de renovação e expansão com capacidade inferior a 20 mil toneladas por ano também serão restringidos.
Separadamente, a China limitará os projetos de processamento de ouro com capacidade de menos de 200 toneladas por dia e eliminará gradualmente projetos de óxidos de terras-raras com capacidade de menos de 2 mil toneladas por ano.
Enquanto isso a China dará suporte os projetos de mineração em andamento, especialmente os que envolvem perfuração profunda, destacou a NDRC.
O governo também incentivará o desenvolvimento de tecnologias que oferecem alta eficiência, baixo consumo de energia e menos poluição - bem como novas tecnologias de refino.
A reciclagem de metais, bem como a produção de material a partir de metais não ferrosos para tecnologia de informação, também serão promovidas, afirmou a comissão, junto com energia nova, trânsito de massa, e manufaturas de alta qualidade. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário