sexta-feira, 8 de abril de 2011

Indústrias de Barcarena investem em saúde.

www.simineral.org.br
[ 08/04/2011 ] [O Cabano - O n line ] 
 
Indústrias de Barcarena investem em saúde
Escrito por Suzyanne Ramos 
Qui, 07 de Abril de 2011 17:13
Nas organizações, a saúde ganha cada vez mais importância ao lado de questões como segurança, gestão ambiental e desenvolvimento profissional. Afinal, o bem-estar dos empregados é uma preocupação constante, não somente no campo físico, mas também emocionalmente. Tal relevância do tema levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a instituir em 1948 o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril.
Nessa data, vale lembrar o exemplo do Polo Industrial de Barcarena.  Faz parte do trabalho das indústrias localizadas no município, o investimento em programas de cuidados com a saúde de seus empregados. Esses cuidados são tratados como investimento em produtividade. É claro que a preocupação com a saúde ocupacional faz parte do cumprimento da legislação, no entanto, o entendimento sobre o tema é bem mais amplo. As empresas sabem que, para serem competitivas e sobreviverem no mercado, precisam valorizar seu capital humano, por entenderem que os seus colaboradores representam um bem fundamental. A Saúde Ocupacional é parte vital para o aprimoramento dos seus processos, fruto da ação de uma equipe saudável e certamente mais integrada.
Na Alunorte (Alumina do Norte do Brasil S.A.), maior refinaria de alumina do mundo, o atendimento médico é diário, mas também se estende às campanhas educativas e ações preventivas. Com quase 600 colaboradores, a Imerys, que além de Barcarena também está presente em Ipixuna do Pará, realiza constantemente campanhas internas com foco em saúde.
 A Alunorte orienta periodicamente os empregados durante os exames de rotina, mas mantém grupos de controle, para doenças consideradas de risco como a hipertensão, obesidade e diabetes. “Todos os empregados fazem o acompanhamento constante com a equipe médica, mas os que participam dos grupos de risco têm uma atenção redobrada e, em alguns casos, são encaminhados para especialistas”, explica Mirian Melonho, técnica de enfermagem do trabalho da Alunorte.
Campanhas de conscientização como a semana do coração, saúde da mulher, vacinação contra a gripe, combate a dengue, saúde do homem, entre outros temas fazem parte do calendário de ações preventivas desenvolvidas pelo ambulatório da refinaria. “É importante sempre conscientizar os empregados para os cuidados com a saúde do corpo e da mente”, alerta Mirian.
Exemplo - José Maria Bezerra, de 34 anos, descobriu no ano passado que tem hérnia de disco. As dores nas costas passaram a fazer parte da rotina do mecânico. Mas foi no trabalho que ele encontrou alívio. Ele não perda as sessões de massoterapia no ambulatório da Imerys, em Barcarena. “Me sinto muito melhor, não tenho mais tantas dores e até o estresse diminui depois da massagem”, conta o mecânico. Como ele, outros colaboradores da Imerys também se beneficiam do atendimento em massoterapia mantido pela empresa.
“Desde a integração de novos colaboradores, eles são informados sobre as ações de atenção à saúde na empresa. São essas ações que vão, além de prevenir acidentes, proporcionar mais qualidade de vida para eles”, explica o enfermeiro do trabalho da Imerys, Ronaldo Vale. “O benefício não é só na questão ocupacional, se reflete também em mudanças de comportamento dos colaboradores no trabalho e em casa”, avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário