quarta-feira, 13 de abril de 2011

China: viagem é positiva por forçar diversificação comercial.

www.simineral.org.br

[ 13/04/2011 ] [O Globo - Online - Plantão ]
O Ipad fabricado no Brasil poderá ficar mais barato para os consumidores, porque produtos de tecnologia têm barreira de importação muito alta. Se for fabricado aqui, além de mais em conta, por causa do imposto menor, como disse o ministro Mercadante, daria emprego a brasileiros também. 
Numa economia globalizada, nunca é feito tudo num só país, mas partes do processo de produção. Uma das ideias é fabricar a tela do computador, do tablet ou do celular aqui.
A viagem da presidente está com visão estratégica interessante de forçar o comércio a ser mais diversificado. Ou seja, o Brasil não ficar só fornecendo matéria-prima, e eles, manufaturados. Não podemos ficar confinado a produzir commodities, temos de buscar outros nichos de mercado. Hoje, os chineses criam proibições ao comércio de produtos manufaturados brasileiros.
Só nos dois primeiros meses do ano, 61% do que exportamos foram minério de ferro. Mas quanto mais concentrado um comércio, mais risco corre um país, porque no dia em que o preço da commodity baixar, pode se dar mal. Por isso, o Brasil tem de diversificar a pauta de exportações. Na China, a presidente Dilma tem batido nessa tecla.
Se a gente conseguir, poderia ser exportador de tablets, o que seria muito interessante. É um bom negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário