terça-feira, 12 de abril de 2011

Rede que Vale: novas oportunidades para jovens de Cariacica, ES.

www.simineral.org.br


12/4/2011 - VALE

O programa social Rede que Vale, iniciativa que tem como parceiros a Rede Cidadã e a Fundação Vale, vai selecionar, até quinta-feira, dia 14 de abril, 80 jovens da região de Rosa da Penha e Bandeirantes, em Cariacica. O objetivo do programa é gerar uma rede de articulação, profissionalização e encaminhamento ao mercado de trabalho para jovens da região em instituições da Grande Vitória que são parceiras da iniciativa. Para participar do processo seletivo é preciso residir em Cariacica e ter entre 18 e 30 anos. É necessário ainda estar desempregado e ter, preferencialmente, ensino médio completo.

Os interessados devem se dirigir à sede da escola Rosa da Penha, que fica na Rua Castelo Branco, nº 34, no bairro Rosa da Penha, em Cariacica. Para essa turma, as inscrições acontecerão até amanhã, dia 13 de abril. Já para quem deseja fazer a inscrição no bairro Bandeirantes, é necessário se dirigir até a sede da escola estadual Mariano Firme de Souza, que fica à rua Dom Pedro II, nº 21. Nessa localidade, o prazo para se inscrever vai de hoje (12) a quinta-feira (14 de abril).

No ato da inscrição é preciso apresentar fotocópia simples de comprovante de residência e de documentos como carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF, histórico ou declaração escolar. O horário de atendimento é das 14h às 17h.

Etapas

Assim que ingressam na iniciativa, os jovens recebem, além de informações detalhadas sobre o fluxo de atividades do programa, a agenda de sua primeira capacitação. No treinamento, que tem conteúdo básico, aprendem noções de ética, cidadania e meio ambiente, recebem dicas de postura profissional, relacionamento interpessoal e elaboração de currículo, e orientações sobre como se vestir e como se portar em uma entrevista, entre outros tópicos.

Em seguida, têm seu perfil profissional e suas competências mapeados por meio do Iriskon. A partir do resultado apontado pelo formulário, os participantes são encaminhados para as capacitações especializadas, que levam em consideração o perfil profissional de cada um. Na etapa seguinte, os aprovados são incluídos no Banco de Talentos do programa e, sempre que há vaga em alguma instituição parceira, esses jovens são encaminhados para entrevistas nessas empresas, desde que o perfil da vaga se encaixe com o do candidato.

Resultados

Em 2010, cerca de 800 jovens foram capacitados pelo programa Rede que Vale no Espírito Santo em tópicos como Orientação Profissional Prática, capacitação especializada e no "Investir Vale a Pena", disciplina que trata de educação financeira. A iniciativa também abriu as portas do mercado de trabalho para 152 jovens, que foram contratados por empresas locais que atuam nas áreas de serviço, alimentação e varejo.

Desde que foi implementado em Cariacica, em julho de 2006, o Rede Que Vale já capacitou mais de 2.600 jovens e já possibilitou o ingresso de quase 430 deles no mercado. Os resultados revelam ainda que mais de 75% estão há mais de um ano trabalhando em alguma atividade.

Rede que Vale

O Rede que Vale, programa de inclusão social de alto impacto desenvolvido em parceria entre a Rede Cidadã e a Fundação Vale, visa a promover a empregabilidade e o empreendedorismo por meio de uma rede de geração de trabalho e renda que vem beneficiando milhares de pessoas em Cariacica e nas cidades mineiras de Brumadinho, Congonhas, Governador Valadares, Sarzedo, Barão de Cocais e São Gonçalo do Rio Abaixo.

Empregabilidade

Nesse eixo, o programa Rede que Vale encontrou uma metodologia própria de articular os diversos setores no apoio à empregabilidade de jovens de 18 a 30 anos, estudantes do ensino médio (em andamento ou concluído) e residentes nos município onde o programa é realizado.

Empreendedorismo

Oferece consultoria em gestão empresarial visando a apoiar e a potencializar os microempreendimentos e os agrupamentos associativos locais por meio de treinamentos, aconselhamentos e orientação ao microcrédito.

Serviço
Inscrições para ingresso no programa social Rede que Vale
Quando: até amanhã, dia 13 de abril
Onde: sede da escola Rosa da Penha (Rua Castelo Branco, nº 34, bairro Rosa da Penha, Cariacica)
Horário: das 9h às 13h
Quando: de hoje (12) a 14 de abril
Onde: sede da escola estadual Mariano Firme de Souza (rua Dom Pedro II, nº 21, Cariacica)
Horário: das 9h às 13h

Nenhum comentário:

Postar um comentário