quarta-feira, 13 de abril de 2011

Energia e mineração marcam pauta de viagem do ministro à China.

www.simineral.org.br

13/04/2011

Planejamento energético, produção de petróleo e indústria mineral. Esses são os principais assuntos que estão sendo tratado pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, em viagem à Pequim, capital da República Popular da China. A vista de Lobão ao país também marca a realização da 2ª reunião da Subcomissão de Energia e Recursos Minerais, da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Coordenação e Concentração (Cosban).

O encontro enfatiza a parceria bilateral e o diálogo envolvendo temas energéticos relacionados a políticas públicas, metas, esforços de conservação e o desenvolvimento de novas tecnologias a longo prazo. Outro ponto debatido se refere ao setor mineral e a participação de empresas atuantes na área. Estão previstos investimentos conjuntos dos dois países para promover infraestrutura necessária ao comércio e o desenvolvimento da indústria de base mineral.

Brasil e China também tem buscado cooperar para o desenvolvimento de energias, principalmente as renováveis, como eólica, solar, hidrelétrica e biomassa. Além disso, está prevista a intensificação da compra de equipamentos e de investimentos mútuos na cadeia de processamento e suprimentos de óleo e gás.

O ministro participará na sexta-feira (15) do Fórum BOAO e retorna ao Brasil ainda no mesmo dia. Uma comitiva formada pelo secretário de Petróleo e Gás do MME, Marco Antônio Martins, e o secretário-adjunto de Geologia e Mineração, Carlos Nogueira, também acompanham o ministro.

A Cosban

A Cosban foi criada em 2006 e é presidida pelos mandatários do Brasil e da China, que se reúnem a cada dois anos. Teve seu Plano de Trabalho 2010-2014 aprovado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente chinês Hu Jin Tao, em 2009. Ela é composta de subcomissões temáticas que se reúnem anualmente. A comissão é presidida pelo ministro de Minas e Energia do Brasil e pelo presidente da Comissão Nacional para Desenvolvimento e Reforma do Estado da China (NDRC).
Assessoria MME

Nenhum comentário:

Postar um comentário