sexta-feira, 29 de abril de 2011

MMX vê minério de ferro subindo 30% no 3o trimestre

www.simineral.org.br

29/04/2011

A mineradora brasileira MMX avalia que os preços do minério de ferro para o terceiro trimestre deste ano sofrerão um reajuste de aproximadamente 30 por cento, com a forte demanda sendo mantida, disse o presidente-executivo da companhia.

"Essa é a expectativa, mas tem que esperar concluir o segundo trimestre para aplicar a fórmula", afirmou Roger Downey nesta quinta-feira.

Após anos utilizando um sistema de reajuste anual, as principais mineradoras adotaram o esquema de preços trimestrais. Downey afirmou também que os valores do minério de ferro deverão atingir 200 dólares por tonelada até o final de 2011.

"A gente vê um mercado muito forte e se aquecendo mais ainda. Teve uma entressafra por causa do feriado chinês, mas teve uma sustentação de níveis de preços muito firmes", disse ele a jornalistas em evento do setor no Rio de Janeiro.

No mercado à vista, o minério é negociado atualmente a cerca de 180 dólares por tonelada. Para o próximo ano, o executivo também acredita na manutenção da força do mercado.

"Espero que isso continue até 2012/13. Pode haver algum ajuste, mas de uma forma geral, quando se olha a oferta e a demanda, só deve ter alguma mudança em 2015, quando vai ter entrada de oferta, inclusive do nosso projeto."

Entretanto, ele não acredita em grande pressão por uma eventual oferta mais folgada.

"Maior oferta não vai criar situação de excesso. Ainda vai estar bem apertado e os níveis dos preços estarão nos mesmos níveis de hoje."

Ele informou que a MMX este ano vai exportar 2,5 milhões de toneladas de minério de ferro, praticamente mesmo patamar do ano passado, mas que em 2012 poderá haver aumento de vendas externas.

"Ano que vem já começa a aumentar a capacidade de exportação. Entra o Porto Sudeste e vamos conseguir exportar mais, mas o grande salto vai ocorrer em 2013", disse Downey.
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário