terça-feira, 12 de abril de 2011

MINERAÇÃO será lançado nesta terça-feira em Brasília.

www.simineral.org.br


12/04/2011

Programa pretende oferecer ferramentas para que as mineradoras sejam cada vez mais responsáveis na área de Saúde e Segurança; em pauta, vida e proteção do trabalhador

O MINERAÇÃO (Programa Especial de Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração), desenvolvido pelo IBRAM, vai ser lançado oficialmente no dia 12 de abril, terça-feira, em Brasília, na sede nacional da entidade. O evento contará com a presença dos representantes das principais empresas do segmento e de políticos importantes envolvidos com a causa. A abertura será feita pelo Presidente do IBRAM, Paulo Camillo Vargas Penna.

A expectativa é de que cerca de 100 pessoas, entre executivos e parlamentares, ligadas ao mundo da mineração de Minas Gerais e dos demais Estados brasileiros, compareçam ao encontro, que será realizado às 16h. De acordo com a Coordenadora do Programa, a engenheira de Segurança do Trabalho Cláudia Pellegrinelli, o principal objetivo é sensibilizar empresas, sociedade civil e representantes políticos para o tema – que trata da importância da segurança e saúde do trabalhador e seus aspectos positivos na prosperidade econômica, fundamental para a economia nacional – e assim diminuir o número de acidentes de trabalho na área por meio da implementação de uma série de medidas, como programas de treinamento e intercâmbio de boas práticas

Segundo a Coordenadora, a prioridade é a proteção à vida, cuidado que gera diversos benefícios para o desenvolvimento do mercado. “Prevenir acidentes cria um vínculo de responsabilidade social, o que, além de proteger o maior bem da empresa, o trabalhador, é também muito produtivo para o negócio em si. Tanto é assim que uma empresa socialmente correta e que cuida dessas questões tem funcionários mais motivados. Assim, com uma imagem sólida e sustentável, a companhia vai conseguir atrair mais parceiros e angariar maior credibilidade junto a sociedade”, detalha a especialista.

Após o lançamento oficial, o MINERAÇÃO vai colocar em prática seus projetos, ao apresentar soluções e ferramentas para que as empresas possam aderir cada vez mais à causa. “Ao longo do ano, realizaremos cursos, treinamentos, seminários com especialistas dentro e fora das empresas”, informa. Segundo ela, um convênio já firmado com o Sesi vai possibilitar grande alcance. “O Sesi tem cerca de mil unidades no País e, portanto, grande capilaridade. Com o acordo, poderemos chegar também às regiões menos acessíveis, onde dezenas de empresas estão localizadas”, explica.

Associados e não-associados podem participar do evento. O IBRAM convoca também políticos do Estado que tenham projetos e que se interessem pela relevância do tema. “A ideia final é colocar Saúde e Segurança como valores primordiais para a prosperidade – em todos os níveis – de uma mineradora que pretenda atuar adequadas às normas de responsabilidade social e aos preceitos de sustentabilidade, comportamentos que não podem mais ser deixados de lado em pleno século 21”, completa.

O MINERAÇÃO também trabalha para a criação de um banco de dados com as melhores práticas do setor, com o intuito de fomentar os programas de prevenção. Para aderir, basta entrar em contato pelo email programamineracao@ibram.org.br ou pelo telefone (31) 32236751, com Patrícia ou Cláudia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário