terça-feira, 14 de junho de 2011

Preço do minério sobe na China, mas produção de aço continua forte.

www.simineral.org.br
14/06/2011

PEQUIM - Os preços do minério de ferro no mercado à vista (spot) subiram para US$ 180 a tonelada, incluindo o custo do frete, como resultado da contínua demanda de siderúrgicas chinesas, apontaram dados divulgados pela Metal Bulletin.

A recuperação se segue à queda de 7% registrada durante o período de 6 de maio a 3 de junho, para US$ 177 a tonelada, à medida que o abrandamento das commodities globais, os cortes nos preços domésticos dos produtos siderúrgicos e o aperto das condições macroeconômicas reduziram o apetite por compra.

No entanto, a alta maior do que a esperada dos dados das importações da China de minério de ferro, divulgada na sexta-feira, sugere que a atividade de construção e siderúrgica não desacelerou significantemente.

A desaceleração no índice gerentes de compras (PMI, em inglês) da China em maio somente reflete uma queda nos setores de refino e marketing até agora, enquanto a produção e exploração permanecem fortes, disse Henry Liu, diretor regional de pesquisa de commodities para a Mirae Asset Securities.

A produção de aço bruto em maio deverá permanecer nos níveis recordes, afirmou Liu, Os dados oficiais da produção serão anunciados amanhã.

Embora a demanda por minério de ferro pareça "bastante sólida" no momento, os desafios continuam com o aumento dos estoques e o atual aperto de crédito, destacou a Mirae.

Os novos empréstimos em yuan diminuíram em maio em comparação com o mês anterior, de acordo com dados oficiais divulgados hoje.

Os estoques de minério de ferro nos principais portos chineses alcançaram o volume recorde de 92,5 milhões de toneladas no final de maio. O recorde anterior, de 89 milhões de toneladas, foi atingido durante a crise financeira mundial. As informações são da Dow Jones.
O Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário