quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Maior mina de ouro do mundo terá novo sistema ferroviário

www.simineral.org.br

24/08/2011

Localizada na Indonésia, Grasberg contratou por € 90 milhões o sistema de 19 km, sendo 15 km subterrâneos

A Alstom e a mineradora PT Freeport Indonesia assinaram um contrato no valor aproximado de € 90 milhões para o fornecimento de um sistema ferroviário turnkey para o desenvolvimento de operações de mineração na mina de Grasberg, na província de West Papua, Indonésia. Atualmente sendo operada ao ar livre, a 4 mil m de altitude, Grasberg é a maior mina de ouro do mundo, e a terceira maior mina de cobre, produzindo mais de 240 mil t de minérios por dia e empregando cerca de 20 mil pessoas

A Alstom fornecerá os trilhos, catenárias, subestações e sistemas de sinalização e telecomunicações para uma futura rede ferroviária subterrânea. O sistema de sinalização, chamado Atlas, será usado em particular para assegurar um tráfego mais fluido e maiores frequências, inclusive a segurança dos passageiros. A empresa será responsável por design, instalação e integração abrangente do sistema - que também inclui material rodante específico para operações de mineração, comissionamento de serviço, suporte operacional e manutenção.

A rede ferroviária cobrirá 19 km (15 km de túneis) e consistirá em um único trilho. Dedicada ao transporte dos funcionários da mina, equipamentos e explosivos, e para a remoção de material, a linha facilitará as operações no coração da montanha, a 2.500 m de altitude. Também ligará o armazém do lado de fora da mina a três terminais no centro da montanha. O sistema ferroviário operará 24 horas por dia, 7 dias por semana, a uma velocidade máxima de 40 km/h e um nível de disponibilidade acima de 99%.

"Isso é inédito para a Alstom Transporte," comentou Dominique Pouliquen, diretor da Alstom Transporte para a região Ásia-Pacífico. "Nunca havíamos trabalhado em uma mina na região, e a PTFI aprovou nossas soluções de sistemas para esse projeto. Esse projeto poderia se transformar em um padrão na Indonésia".

A cargo da unidade da Alstom em Bologna, a entrega do sistema completo de sinalização Atlas envolverá as unidades de Charleroi (Bélgica), Villeurbanne (França) e Bandung (Indonésia). A parte principal da rede entrará em operação em julho de 2013.
Minérios & Minerales

Nenhum comentário:

Postar um comentário