sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Vila do Conde ganha primeira biblioteca infantil

www.simineral.org.br

[ 26/08/2011 ] [Portal ORM - Plantão - On line ]

Um espaço totalmente dedicado à educação das crianças abrirá as portas nesta sexta-feira (26). A primeira biblioteca infantil de Vila do Conde, em Barcarena, será instalada na Escola Municipal Pica-Pau Amarelo e terá um acervo literário com mais de 300 títulos, todos voltados para o desenvolvimento educacional das crianças.
O espaço é todo mobiliado e decorado com motivos infantis, garantindo um clima aconchegante para a leitura e demais atividades culturais. A abertura da biblioteca atende uma sugestão dos próprios professores e é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Imerys, empresa que atua no beneficiamento de caulim em Barcarena e em Ipixuna do Pará e mantém programas de responsabilidade social nos municípios.
De acordo com a assistente social da Imerys, Nayara Santos, desde o projeto, a sala foi pensada como um ambiente apropriado para o crescimento e lazer das crianças. 'A biblioteca foi uma solicitação do corpo docente para a melhoria do ensino infantil e a Imerys abraçou a iniciativa, dentro do programa social Luz do Amanhã. Queremos contribuir com a educação e manter a biblioteca como um local aberto para a visitação de todos que buscam conhecimento', afirma Nayara ressaltando que o espaço vai atender alunos de outras escolas de Vila do Conde.
Para a abertura, o escritor paraense Luiz Peixoto, o Jabutigão, foi convidado para contar histórias para a garotada. De uma forma lúdica ele vai mostrar o novo espaço e reforçar como eles podem utilizá-lo para viajar no mundo mágico da literatura infantil.
Qualificação - Para melhor utilizar a biblioteca e os livros, cerca de 20 professores passaram por um treinamento no Centur, em Belém. Durante a qualificação foi possível conhecer formas de manuseio e armazenamento adequado, além de conhecer atividades lúdicas aliando o uso dos livros à encenação teatral. 'Aproveitamos esse momento para reforçar o que já sabíamos sobre salas de leitura e brinquedoteca. Com essa oficina e o espaço que teremos, com certeza, o nosso trabalho vai melhorar bastante', avalia Rosilda Ribeiro, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Pica-pau Amarelo. Novos cursos e oficinas serão realizados com o objetivo de desenvolver as habilidades dos educadores de Vila do Conde.
Responsabilidade Social - A Imerys mantém sete iniciativas sociais com foco em qualidade de vida, beneficiando diretamente mais de duas mil pessoas em Barcarena e Ipixuna. Pais de família, mães e crianças têm a oportunidade de construir um futuro melhor através de iniciativas premiadas que incentivam a educação, saúde e geração de renda.
Entre os programas estão o Luz do Amanhã, que desenvolve melhorias na infraestrutura escolar e ações sociopedagógicas entre escola, aluno e comunidade; Criança e Arte, voltado para a formação da cidadania e valorização do desenvolvimento humano de crianças e adolescentes; e o Ampagesta, programa que orienta mulheres grávidas sobre cuidados com os recém-nascidos e ensina técnicas para a confecção do enxoval do bebê, entre outros.
Serviço - Inauguração da biblioteca infantil da Escola Pica-pau Amarelo. Endereço: Rua da prainha, s/ nº. Vila do Conde (Ponto de referência: próximo à Igreja Deus é Amor). Na sexta-feira (26), às 8h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário