sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Peru anuncia acordo com mineradoras para elevar imposto sobre o setor

www.simineral.org.br

26/08/2011

LIMA – O primeiro-ministro do Peru, Salomon Lerner Ghitis, disse que o governo alcançou um acordo com as companhias mineradoras para aumentar a receita em aproximadamente 3 bilhões de sóis (US$ 1,1 bilhão) por ano.

“Em cinco anos, a nova receita pública (considerando) os níveis atuais de preços vai alcançar 15 bilhões de sóis”, disse Lerner Ghitis durante uma apresentação ao Congresso.

Lerner Ghits disse que a elevação no imposto não vai afetar a competitividade ou os planos de investimentos do setor de mineração, um dos motores do crescimento econômico do Peru durante a última década.

O primeiro-ministro acrescentou que durante os próximos cinco anos as companhias de mineração deverão investir aproximadamente US$ 30 bilhões no Peru, o que representa cerca de 40% da carteira total de investimentos do país.

O Peru é o maior produtor mundial de prata e um grande produtor de ouro, cobre, chumbo e zinco. A iniciativa do governo de aumentar o imposto sobre o setor de mineração estava entre as principais prioridades do governo do presidente Ollanta Humala desde a sua posse em 28 de julho.

Para os economistas do Goldman Sachs, o anúncio do primeiro-ministro peruano é um desenvolvimento positivo. “Não é possível fazer uma avaliação completa neste estágio, porque o primeiro-ministro não forneceu detalhes sobre o acordo. Contudo, o simples anúncio de um acordo negociado entre o governo e as companhias mineradoras elimina uma das fontes de incerteza que sobre a direção geral das políticas no Peru”, segundo o Goldman Sachs.
Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário