terça-feira, 23 de agosto de 2011

Produtividade com sustentabilidade

www.simineral.org.br

23/08/2011

A crise econômica foi uma sentença de morte para a estabilidade de alguns países. Entre eles, a maior economia do mundo que, até hoje, vem enfrentando dificuldades para se reerguer. O Brasil não saiu dessa situação ileso, mas não se pode negar que a crise foi positiva para o país em um aspecto: mostrou que nossa economia estava forte, consistente e preparada para enfrentar tempos difíceis. No pós-crise temos uma situação favorável, de consumo em alta e produção acelerada. O nível de confiança dos investidores é considerado positivo, o que rende novas oportunidades de bons negócios.

A mineração é um dos atrativos aos olhos dos investidores estrangeiros. De acordo com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), o interesse internacional por projetos minerais são motivados pelo cenário de demanda aquecida e preços elevados. Muitos recursos têm sido empregados em pesquisa e, agora, já estão em fase de desenvolvimento. Ou seja, a crise já é passado e todas as companhias do setor estão se expandindo.

De acordo com o Plano Nacional de Mineração, lançado em fevereiro pelo Ministério de Minas e Energia, os estados que mais devem receber investimentos até 2015 são Pará e Minas Gerais. E grande parte dos projetos alia aumento de produtividade e sustentabilidade. Um exemplo é a iniciativa da companhia Vale de Parauapebas, que atua no Pará. Ela conseguiu, por meio de estudos, reduzir em 6% o teor de ferro nos rejeitos na produção de pellet feed. A implantação da proposta teve um custo alto para a empresa, mas representou 1 milhão de toneladas de material a menos na barragem.

Outra proposta bem sucedida é da Votorantim Metais, localizada em Três Marias (MG). A empresa desenvolveu um processo de tratamento de efluentes capaz de recuperar zinco, cádmio e chumbo. O resultado foi um maior aproveitamento desses metais e descarte de resíduos dentro dos padrões previstos na Resolução Conama. Por essas iniciativas, ambas receberam o “13º Prêmio Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira”, realizada pela revista Minérios & Minerales e pelo Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais. Dezessete companhias de todo país foram homenageadas no evento, por 21 projetos com excelência em produtividade, preservação do meio ambiente e segurança dos trabalhadores. E uma característica comum chamou a atenção na entrega da homenagem: todos eles, de alguma forma, tinham entre as metas e os resultados, benefícios para o meio ambiente.

A produtividade não foi só a grande conquista dessas propostas, mas também a redução do volume de resíduos e efluentes descartados, a diminuição de água e combustível usados nos processos de beneficiamento dos metais, ou redução de CO2 no processo de deslocamento do produto, a substituição dos explosivos, entre outras soluções. Isso mostra que é possível usar tecnologia em favor do meio ambiente e que as mineradoras também se preocupam em investir na produção sustentável.
Hoje em Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário