quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A arte vai à praça

www.simineral.org.br

[ 14/09/2011 ] [Portal Fator - On-line ] 
 
Empresa facilita acesso às produções artísticas na Amazônia.
A arte produzida na Amazônia vem ganhando cada vez mais espaço em Porto Trombetas, município de Oriximiná, no Oeste do Pará. O projeto Cultura na Praça, patrocinado pela Mineração Rio do Norte (MRN) por meio da Lei Rouanet de incentivo fiscal, está valorizando as produções dos artistas locais no campo da música, artes plásticas e dança. Uma vez por mês, às sextas-feiras, artistas da região são convidados para apresentações no coreto da praça, em eventos abertos ao público.
Em áreas mais isoladas da Amazônia, como é o caso de Porto Trombetas, localizada na Floresta Nacional Sacará-Taquera, uma área verde conservada com 430 mil hectares, o acesso à cultura faz toda a diferença. É uma oportunidade para quem produz e para quem aprecia arte em suas diversas formas, como explica o violonista e cantor Nico, artista natural do município de Oriximiná. “A iniciativa é muito importante, porque é uma vitrine para os artistas locais. Você mostra o seu trabalho além do estúdio e todos ganham: o artista e o público”, enfatiza. Nico é uma das atrações da 10ª edição do projeto, que será realizada nesta sexta-feira, dia 9.
O projeto Cultura na Praça existe desde 2010 com o objetivo valorizar a cultura, levar entretenimento gratuito à população e fortalecer o convívio social. “A ideia é proporcionar ao público atrações de qualidade, encurtando também as distâncias. Outro aspecto desse projeto é o resgate do convívio social, a aproximação entre as pessoas. Por isso, o local escolhido foi a praça”, explica Renato Printes, coordenador do projeto pela MRN. “Além disso, é uma forma de manter o público atualizado com o que está sendo produzido de arte no Estado e nacionalmente, pois as músicas do cenário nacional também são interpretadas aqui”, completa.
Aproximadamente 30 artistas, entre profissionais e amadores, já mostraram seus trabalhos no Cultura na Praça, dentre os quais o violonista argentino Sergio Abalos, em sua passagem pela região.
A empresa – A MRN é a maior produtora de bauxita do Brasil. Há 32 anos desenvolve suas atividades operacionais no município de Oriximiná, à margem direita do rio Trombetas, um dos afluentes do rio Amazonas.
O acesso a Porto Trombetas é feito normalmente por via aérea ou fluvial. A única ligação rodoviária existente na região vai, por estrada de terra, da mina do platô Saracá até o município de Terra Santa, que fica aproximadamente 90 km ao sul do núcleo urbano.
-RJ, referência no tratamento materno-infantil. Idealizado por um grupo de 14 mulheres, sua missão é evitar a reinternação e/ou agravamento das doenças das crianças e adolescentes. Para isso disponibiliza meios que promovam a melhoria da qualidade de vida de suas famílias, dando acesso à saúde, higiene, educação básica, geração de renda, habitação, cultura e lazer. O Instituto atende crianças e adolescentes com doenças graves, oriundas de famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, que não possuem condições de arcar sozinhas com os custos do tratamento. O Instituto é mantido por contribuintes, em sua maioria pessoas físicas, que colaboram de diferentes formas, doações em dinheiro, alimentos, programas e eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário