quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Vale inicia nesta quarta exportação de carvão de Moçambique

www.simineral.org.br

14/09/2011

NOVA YORK - A mineradora Vale SA informou que fará sua primeira exportação de carvão de Moçambique nesta quarta-feira, dentro da iniciativa de tornar o país um grande player no mercado global exportador do produto.
A Vale disse que 35 mil toneladas métricas de carvão térmico, tipo usado em usinas de energia, vão deixar o porto de Beira, depois de terem sido transportados por 575 km de ferrovia desde o projeto de carvão de Moatize, da Vale, na província de Tete, noroeste de Moçambique.
Moatize poderá produzir inicialmente 11 milhões de toneladas de carvão térmico e carvão metalúrgico por ano. O carvão metalúrgico, usado para fazer aço, está com demanda elevada por causa da urbanização e industrialização aceleradas em mercados emergentes como China.
Moçambique deve se tornar uma grande fonte de carvão metalúrgico na próxima década. A Rio Tinto PLC concluiu em junho sua aquisição de 3,9 bilhões de dólares australianos (US$ 4 bilhões) da Riversdale Mining Ltd, que tem ativos de carvão adjacentes aos da Vale, na província de Tete. As informações são da Dow Jones
O Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário