sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O valor do desenvolvimento sustentável na mineração

www.simineral.org.br

16/09/2011

Os resultados financeiros que alcançamos dependem muito de nossa filosofia de desenvolvimento sustentável. Não se trata apenas de gerar retornos, ano após ano, e ter um desempenho superior ao da concorrência.  Trata-se, antes, de um “pacote” completo daquilo que geramos enquanto empresa mineradora – gestão de recursos hídricos, engajamento social, segurança de nossos empregados, saúde e meio ambiente.

Esse pacote é parte integrante de tudo que fazemos em nossa atividade. Trata-se de um dos elementos fundamentais de nossa estratégia global, hoje e no futuro. O bom desempenho operacional depende de nossa capacidade de honrar nossos compromissos com o desenvolvimento sustentável. Isso pressupõe que nos concentremos em nossos pontos fortes e administremos os nossos riscos de forma eficaz.

Há em nossa atividade uma diretriz global absolutamente clara em torno do tema desenvolvimento sustentável: minerar de forma segura, responsável e sustentável. Isso se torna ainda mais imperativo na medida em que avançamos para ambientes mais remotos e desafiadores e em que as condições regulatórias vão se tornando mais rigorosas. Temos que ser ainda mais eficientes e disciplinados na utilização dos recursos, ao desenvolvermos os nossos projetos, e também no que se refere à gestão do nosso impacto ambiental.

Temos um posicionamento diferenciado em termos de segurança. Colocamos a segurança como prioridade máxima. Caem os índices de acidentes de trabalho com perda de tempo (afastamento). E como conseguimos? Mobilizando não só a nossa força de trabalho, mas também os sindicatos e as autoridades.

Criamos a “Tripartite Safety Initiative” (Iniciativa Tripartite de Promoção da Segurança) na África do Sul e temos trabalhado juntos buscando conhecer e entender as normas globais de segurança. Em decorrência disso, fizemos mais do que melhorar o nosso desempenho em segurança; verifica-se também um impacto benéfico mais amplo no desempenho em segurança da indústria mineradora da África do Sul.

Somos líderes também em assistência médica e HIV/AIDS. No último ano, testamos mais de 100.000 pessoas dentro do nosso programa voluntário de orientação e teste. Disponibilizamos medicamentos anti-retrovirais para nossos empregados e seus familiares. Não existe nenhuma outra empresa de mineração no mundo que tenha tomado uma iniciativa dessa amplitude. E o que teve início na África do Sul acabou se expandindo para outras partes do mundo.

Também gostaria de destacar a iniciativa que implantamos já faz tantos anos, buscando promover o desenvolvimento de negócios: a iniciativa Zimele. Reconhecemos o valor de nos envolver com as comunidades em torno de nossas áreas de mineração, com o objetivo de criar oportunidades de trabalho que sejam capazes de se estender muito além da vida útil de nossas minas. Atualmente, apoiamos atividades que geram cerca de 14.000 empregos e estendemos o modelo Zimele para outras partes do mundo.  Já o implementamos no Chile (Projeto Emerge) e o iniciamos no Brasil (em parceria com a Care, nas comunidades onde atuamos com a produção de Níquel). Criaremos mais de 15.000 postos de trabalho até 2015, apenas na África do Sul, perfazendo um total de 25.000 mundo afora.

A atuação da Anglo American diz respeito a todos nós: trata-se de avançarmos juntos; trata-se de imprimirmos ritmo, termos aspirações e ambições, de nos empenharmos para sermos os melhores em tudo o que fazemos. Cada um tem um papel a desempenhar. Os padrões e as regras são estabelecidos e um amplo programa de treinamento é implementado em todos os níveis da organização. As pessoas são convidadas a atuarem como embaixadores da Anglo American. E como podemos ir além da Anglo American?  Isso é possível a partir do momento em que eu e meus companheiros atuamos em conjunto com outras empresas de mineração, em que buscamos elevar a indústria, em sua totalidade, a um novo patamar de desempenho e, em última análise, de geração de resultados e benefícios.

Penso que estamos fazendo uma diferença verdadeira na vida de todos ao nosso redor – sejam eles nossos empregados ou outras partes interessadas com quem entramos em contato. Ao assumir o cargo de Presidente Global da Anglo American há quatro anos, me diziam que as fatalidades eram inevitáveis, que sempre seríamos desafiados por certas dificuldades e que não seríamos capazes de nos ver, lado a lado, com alguns dos stakeholders de nossas comunidades. Avançamos muito desde então.  Temos trabalhado numa relação mais estreita com os sindicatos, principalmente na área de segurança, e agora na de saúde, na África do Sul – e com os governos de vários países em todo o mundo. Chegamos ao mesmo ponto quanto a reconhecermos que só conseguiremos nos diferenciar de fato se trabalharmos em estreita união uns com os outros. E é com base nisso que penso que somos capazes de nos tornar líderes globais em mineração, sendo verdadeiramente sustentáveis.
 

*Cynthia Carroll, presidente Global da Anglo American.
Minérios & Minerales

Nenhum comentário:

Postar um comentário