terça-feira, 2 de agosto de 2011

Projeto da Imerys do Pará é premiado.

www.simineral.org.br

[ 02/08/2011 ] [Diário On Line - Pará - On line ] 
 
Projeto da Imerys do Pará é premiado
A redução no número de acidentes de trabalho é uma busca constante das indústrias em todo o mundo. Somente no Brasil, segundo a Previdência Social, acontecem cerca de sete acidentes deste tipo por dia. Por isso, as iniciativas das empresas para prevenir sinistros e manter a integridade do colaborador são cada vez mais importantes.
Uma prática inovadora desenvolvida pela Imerys, empresa com planta no polo industrial de Barcarena e mina em Ipixuna do Pará, acaba de receber um prêmio internacional.
A Academia de Segurança tem ambiente que possui todos os cenários e equipamentos necessários para a identificação de situações de risco e que já capacitou cerca de 600 pessoas, entre colaboradores, parceiros e comunidade em geral. O projeto foi o vencedor do SD Challenge, premiação que reconhece as boas práticas das unidades do Grupo Imerys em todo o mundo. Esta é a sexta vez consecutiva que a Imerys do Pará é contemplada.
A Academia de Segurança é pioneira no Pará e permite a capacitação em cenários práticos de situações que ocorrem no cotidiano da indústria. No espaço estão reunidas todas as ferramentas necessárias para preparar as pessoas na prevenção de riscos, sem que os participantes dos cursos precisem ir à fábrica para simular as situações reais.
TREINAMENTOS
Durante os treinamentos, além de saber a importância de equipamentos de proteção como capacetes, luvas e cintos salva-vidas, o participante passa a ter consciência dos riscos ligados a algumas atividades e quais atitudes são úteis para prevenir possíveis acidentes. “A academia funciona como um laboratório de prevenção de acidentes. Lá proporcionamos uma visão real dos perigos que existem em determinadas atividades, como trabalho em altura, em espaço confinado e contato com elementos energizados. Com isso, o aprendizado é muito melhor”, garante Regina Pinheiro, técnica em segurança do trabalho da Imerys.
Segundo Elias Farias, também técnico de segurança, “ter um centro de treinamento dentro da Imerys é um fator motivacional para os colaboradores. As provas de que os investimentos em segurança têm dado certo são os recordes de mais de um ano sem acidentes em diversas áreas”.
Para a empresa, nunca é demais reforçar os cuidados com a segurança. “Não cansamos de repetir aos nossos colaboradores que o comportamento seguro é fundamental para uma vida saudável. Temos hoje várias ferramentas de segurança na empresa e nossa preocupação com a integridade física da nossa equipe é enorme. A Academia só veio reforçar isso”, explica Milton Costantin, diretor-presidente da empresa. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário